O verdadeiro valor das mídias sociais

, , Leave a comment

Por Rafael Cavalcanti

Por todos os fóruns que participo, eventos e encontros com os amigos de marketing digital sempre há muitas opiniões diferentes sobre o valor das mídias sociais. Afinal, é fácil discutir sobre o potencial das mídias sociais como um poderoso canal de vendas. A euforia é grande, a capacidade que as mídias sociais tem de divlugar ou informar para tantas pessoas de forma instantânea as transformou na “mídia de massa” para as pequenas e médias empresas, o que criou uma nova “corrida do ouro ” que gerou inúmeros “especialistas em mídia social”. Mas calma, as mídias sociais não podem e não devem ser consideradas como comunicação de massa.

Apesar deste entusiasmo, há bastante controvérsias sobre a maneira correta de vender dentro do cenário social. Até mesmo as grandes redes sociais, buscam um modelo de negócio que possibilita monetizar a plataforma e os usuários que as usam como canal de vendas.

A expectativa inicial é muitas vezes se transforma em frustração, levando a falsas conclusões sobre o potencial para comercialização na esfera social. Estas avaliações iniciais se baseiam em uma incompreensão fundamental das audiências sociais (grande número de fãs ou seguidores não potencializa a possibilidade de efetuar vendas). Concordo quando dizem que, conclusões erradas sobre o valor das mídias sociais maqueiam o verdadeiro  potencial das mídias sociais, claro, ela pode ser ineficaz para aplicar iniciativas tradicionais de marketing.

Simplificando, o cenário social não é tipicamente um canal eficaz  de vendas diretas. É uma oportunidade de se envolver com potenciais clientes. Para ser bem sucedido na mídia social, uma mudança de paradigma é necessária, uma mudança de mentalidade para entender um fato muito simples: as pessoas compram daqueles que conhecem e confiam.

O conteúdo torna-se então a sua ferramenta mais poderosa para criar relações e construir um público fiel. O objetivo mais básico de marketing de conteúdo é  alimentar os visitantes, para oferecer a eles o que seus concorrentes não oferecem,  inspirá-los, excitá-los. Criação de conteúdo proporciona ao público a oportunidade de participar do seu negócio, para interagir com ele, e dar feedback. É o impulso para as conversas e diálogos que podem construir a confiança em uma marca ao longo prazo.

As empresas não podem ver os usuários de mídias sociais como uma massa sem rosto, também não podemos esquecer que cada perfil nas redes sociais é uma pessoa e que elas podem tornar-se fãs e clientes da sua marca. Encontrar formas de estreitar o relacionamento com esse público torna-se o foco. Quando isto se torna o cerne de cada iniciativa de marketing, você começa a inovar em maneiras que são úteis e valiosas.

Como Social Media da Agência digital – Nuvem Lab, observo o impacto das estratégias de marketing digital sobre a forma tradicional de fazer marketing pelos nossos clientes. Para alcançar resultados, estamos comprometidos com a produção consistente de conteúdos relevantes, passamos uma grande parte do tempo tentando encontrar maneiras de trazer novos públicos para  perto das  marcas dos nossos clientes. Em particular, focamos especificamente:

  • Construção de relacionamento nas redes sociais através de conteúdo (comentando e compartilhando)
  • Transformar clientes em embaixadores da marca (pessoas que divulgam e defende a empresa)
  • Se apresentar e conquistar cada vez mais pessoas.

trabalhamos com a mídia social como ponto principal de interação, e contamos com os fãs para ajudar a espalhar a nossa mensagem e o conteúdo que criamos.

A maioria das empresas colocam a carroça na frente dos bois. Elas entram no oba-oba  da internet e acham que é fácil conquistar mercado através das mídias sociais. Esta é uma abordagem errada. Para construir um público fiel de forma sustentável , em primeiro lugar, é preciso de tempo. vai mais uma dica, use conteúdo dentro do contexto da sua empresa, uma boa curadoria é primordial. Um bom conteúdo ajuda a estreitar relações com o público-alvo e construir confiança. Continue a cultivar e atender esse público, e você vai criar um ativo de muito valor.