Como fazer networking nos eventos

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Por Rafael Cavalcanti

Com a proximidade da Campus Party Recife (maior evento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo), que acontece entre os dias 26 e 30 de julho de 2012, no Centro de Convenções, resolvi fazer um post com alguma dicas de aproveitar a ocasião e fazer um bom networking.

Observe quantas conexões no facebook, twitter e LinkedIn são pessoas da mesma área de atuação. Desde que começei a trabalhar com marketing digital eu adiciono em minhas redes 2 profissionais da minha área para 1 amigo pessoal. E muitos desses profissionais nem sequer eu tinha trocado um tweet, apenas acompanhava o trabalho desenvolvido por eles. Quer saber se vale a pena ? Vale muito! Eu já troco idéias com a maioria dos profissionais que conheci na internet , recebedo recomendações e tomo cerveja com eles. Alguns desses profissionais se tornaram amigos pessoais como o Gabriel Galvão do blog Ponto Marketing, Murilo Lima do blog Geek Café, Thiago Leite, Hildegarhd Roberto, Amanda Cardoso, inclusive criamos juntos, com mais alguns amigos, o Grupo de Marketing Digital de Pernambuco, no Facebook, que conta com mais de 350 membros.

Bem, depois dessas considerações a respeito da importância do networking, espero que você tenha compreendido e se entusiasmado em aproveitar ao máximo os eventos.

Vamos as dicas:

  •  Acompanhe a hastag do evento

Mesmo participando do evento in loco, é importante acompanhar as hashtags do evento no Twitter, principalmente sobre tecnologia, marketing e social media. A maioria desses eventos tem cobertura pelo twitter, a partir do microblog você pode conhecer pessoas que também estão participando, enviar e responder perguntas e interagir com a audiência on line. Antes e durante um evento muitas pessoas que planejam assistir on line ou participar in loco usa  hashtag específica do acontecimento em seus tweets para que os outros saibam que eles vão estar lá. Eu recomendo acompanhar todo movimento nos dias que antecedem o evento e se conectar com os participantes.

A hastag da Campus Party Recife – #cprecife

  • Tenha um objetivo para o evento

Se você está participando de um evento, principalmente, em outra cidada, estado ou país, é importante que você saiba o que o que lhe aguarda. Afinal, todo esforço tem que justificar os custos. Exemplos de objetivos:

  • Recrutamento de profissionais
  • Aquisição de novo cliente
  • Cobertura para algum veículo de comunicação
  • Adquirir novos conhecimentos
  • Conhecer palestrantes e profissionais da área
  • Oportunidades de emprego

Quando você já teve uma interação on line com alguém que está participando do mesmo evento, muitas vezes pode ser mais fácil para iniciar uma relação no off line.

  • Chegue cedo e não seja o último a sair

Eu gosto de chegar a qualquer evento o mais cedo possível. Quanto mais cedo você chegar, maior a oportunidades de conhecer as pessoas, incluindo palestrantes e organizadores dos eventos, em um ambiente tranquilo, além de ter grande possibilidade de sentar nas primeiras filas, o que facilita na compreensão do conteúdo apresentado, tirar algumas fotos e participar da apresentação o máximo possível.

Eventos de marketing e social media tem, geralmente, intervalos com tempo razoável. Alguns participantes usam esse tempo para circular no evento, conversar com algum amigo, se aproximar dos organizadores ou atualizar algum blog ou site. Encontre o equilíbrio, nunca fique até tarde no evento, principalmente se vai trabalhar no dia seguinte. 

  • Lembre-se que você está participando de um evento de cunho profissional

Happy hour depois do evento é muito comum. Não há nada de errado de tomar um chopp com  o pessoal que encontrou no evento, mas não se esqueça do seu objetivo no evento. é importante lembrar que está representando a sua empresa e que a forma como você age é a imagem sobre a sua organização como um todo.

  • Participação de forma ativa nas apresentações 

A participação do público pode assumir uma variedade de formas. Às vezes há oportunidades da plateia participar de forma ativa de uma apresentação. Qualquer chance de participação é uma boa forma de fazer contatos. Essa é a oportunidade de você mencionar sua empresa e de ter suas dúvidas respondidas por um especialista.

Quer fazer networking ? Aqui você pode me encontrar: rafael@nuvemlab.com.br | Twitter: rafahenr

Estarei na Campus Party Recife fazendo a cobertura para o blog do Amigo Murilo Lima Geek Café. Até lá!

No blog da Patrícia Moura tem um post os 10 principais eventos de Mídia Social do Brasil.

* Na ocasião que ela escreveu o post a Campus Party Recife não estava confirmada