Com o objetivo de analisar o poder de influência que as mídias sociais tem na decisão de compra durante o período natalino, o professor da Faculdade NYU Steinhardt, Nova Iorque, Liel Leibovitz, realizou uma pesquisa com cerca de 500 pessoas com idade média de 34 anos.
Os resultados indicam que os consumidores confiam nas informações passadas através das mídias sociais na hora de decidir sobre as compras de natal, e para descobrir novas idéias de presente. O gráfico, acima, revela que apenas os conteúdos editorias (28%) e o bom e velho boca-a-boca (26%) são mais influenciadores do que as mídias sociais (21%). em seguida aparecem televisão (12%). impressos (9%) e anúncios na internet (4%). Vale lembrar que essa pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, mas mesmo assim, essas pesquisas sempre nos revela uma tendência. Segundo alguns estudos aqui no Brasil, as mídias sociais só perdem para a televisão e o boca-a-boca. Conteúdo editorial não é tão consumido no país.
O estudo desenvolvido mostra que a maioria das pessoas (pesquisados) faz uso das mídias sociais ao planejarem as compras de natal. A esmagadora maioria dos pesquisados (88%), responderam que usam as mídias sociais para se comunicar com as empresas antes de decidir uma compra, desse total, (67%) responderam que fizeram isso pelo menos uma vez no natal e (21%) responderam que sempre que vão fazer uma compra recorre as mídias sociais.
A pesquisa revela ainda que dos que faz uso das mídias sociais para se comunicar com as marcas, (67%) consideram a opinião da empresa e (21%) consideram muito a opião da empresa no momento da escolha do presente.