Gagnam Style e o Harlem Shake

, , Leave a comment

Hoje os vídeos de Harlem Shake atingiu 1 bilhão de visualizações. Quais as diferenças e semelhanças com Gangnam Style, outro grande sucesso recente da internet e o que podemos aprender sobre conteúdos virais ?

Embora os primeiros vídeos do Harlem Shake surgiram em janeiro, os modelos que realmente impulsionou a tendência e atraiu milhões de visualizações foram publicados no início de fevereiro. Harlem Shake atingiu 650 milhões de visualizações em apenas 4 semanas, já o Gangnam Style do artista pop Coreano alcançou 650 milhões de visualizações em 13 semanas depois que foi publicado no YouTube, e atingiu 1 bilhão de visualizações após seis meses.

A mídia social reforçou a disseminação do vídeo Gangnam Style permitindo o sucesso em canais tradicionais de todo o mundo (por exemplo, televisão), apesar de ter sido criado para o mercado sul-coreano. Harlem Shake difere no fato de que os telespectadores não tem que estar familiarizado com o vídeo original para ter acesso ao viral do momento o humor.

Desde Gangnam Style foi postado no YouTube em julho de 2012, marcas como Red Bull, Intel, e M & M colocaram suas próprias paródias, quase todas no mês de setembro. Com o Harlem Shake  em menos de 1 mês depois do lançamento do primeiro vídeo, já era possível  ver vídeos sobre o hit de grandes empresas. Alguns vídeos tiveram um resultado surpreendente, com milhões de visualizções em uma semana. O vídeo mais visto sobre o Harlem Shake foi feito na universiade de Geórgia, EUA.

Vale ressaltar que se você surfar na onda do Harlem Shake não é garantia de que seu vídeo viralize. Os vídeos que tem mais visualizações com paródias do Harlem Shake foram lançadas  duas, três semanas depois do lançamento do vídeo original.

A fim de determinar o que é tendência você deve manter-se ligado no que acontece no mundo online e acompanhar de perto o surgimento de novas tendências. Quando você perceber que um vídeo no YouTube recebeu alguns milhões de visualizações em pouco tempo, fique atento, isso é um sinal relevante de que está surgindo mais um hit na internet.

Fonte: Socialbakers